cirurgiabariatrica.blog.br

(41) Telefone-1

(41) Telefone-2

Agende sua consulta!

Artigos de Gastroenterologia

Esofagite

A esofagite é uma doença que causa inflamação na mucosa esofágica, causada muitas das vezes pelo líquido gástrico, a mucosa esofágica é uma parte muito sensível do nosso corpo. Entre os sintomas da doença pode ocorrer dores durante a deglutição seguida de sangramento pequeno, que podem se tornar abundantes se tratado de forma incorreta.

A maioria das pessoas confundem a esofagite com um problema cardíaco, porém essa inflamação pode afetar também outros órgãos como a laringe, boca, faringe, esôfago e estômago. A infecção pode ser causada por vírus ou algum tipo de fungo, por isso deve-se tomar os devidos cuidados principalmente com a alimentação.

Sintomas

Azia;

Dor na região torácica;

Sensação de queimação;

Vômitos sem necessidade;

Dificuldade na ingestão de alimentos;

Problemas respiratórios como a asma;

Destaques

Obesidade

Na prática, a obesidade é avaliada em termos absolutos pelo IMC (índice de massa corporal).

Obesidade

O excesso de peso predispõe o organismo a uma série de doenças, reconheça as causas, conseqüências e tratamento da Obesidade. Apesar de se tratar de uma condição clínica individual, é vista, cada vez mais, como um sério e crescente problema de saúde pública.

Obesidade mórbida

Obesidade não é um problema moral ou de falta de vontade, mas sim um sério problema médico.

>Obesidade mórbida

Obesidade mórbida é definida, como o nome indica, como sendo aquela que traz consigo as doenças, ou o alto risco de adquiri-las, associadas ao excesso de peso. A cirurgia, esta indicada àqueles obesos que preencherem certos critérios.

Cirurgia bariátrica

Também conhecida como cirurgia da obesidade, ou, popularmente, redução de estômago.

Cirurgia bariátrica

Método conhecido popularmente como "redução de estômago", "cirurgia da obesidade", "cirurgia para emagrecer". É uma cirurgia realizada em pessoas com o peso muito acima do ideal, os chamados obesos mórbidos.

Tipos de cirurgia bariátrica

São aprovadas no Brasil quatro modalidades diferentes de cirurgia bariátrica.

Tipos de cirurgia bariátrica

Existem três procedimentos básicos da cirurgia bariátrica, que podem ser feitos por minilaparotomia (abordagem aberta), ou por videolaparoscopia (menos invasiva, mais confortável ao paciente, com duração em torno de 40 minutos.)