cirurgiabariatrica.blog.br

(41) Telefone-1

(41) Telefone-2

Agende sua consulta!

Artigos de Gastroenterologia

Hérnias

Surge geralmente quando uma pessoa tenta levantar peso; casos mais graves, quando estrangula, precisa ser operada

Hérnia é a protrusão de um órgão ou parte dele através de um orifício natural ou adquirido. A hérnia geralmente aparece quando o portador tenta levantar um peso, tossir ou fazer qualquer outra tarefa que aumente a prensa abdominal (a hérnia literalmente salta do abdome, em um processo muito doloroso).

A cavidade abdominal é basicamente um grande espaço onde ficam os intestinos, o estômago, o fígado e outros órgãos. Eles são mantidos no lugar por aponeuroses, músculos e pele, com algumas áreas fechadas por ossos. Quando, por qualquer motivo, ocorre um enfraquecimento desta parede, com a formação de um orifício na parte muscular e aponeurótica da parede, as estruturas que estão dentro do abdome tendem a deslizar para o orifício, criando uma protrusão visível ao portador - só a pele separa o intestino (por exemplo) da parte exterior do abdome.

O tamanho do orifício (chamado de anel) é muito importante: caso o anel deste orifício seja largo o bastante para entrar e sair o intestino, por exemplo, ele causará apenas desconforto ao paciente. Mas caso o anel do orifício seja pequeno, corre-se o risco da alça intestinal entrar e não conseguir sair, trancando a circulação desta alça intestinal (estrangulamento).

Hérnias estranguladas constituem uma emergência médica gravíssima. Caso o paciente não seja operado rapidamente corre sério risco de vida: ao sofrer um estrangulamento a alça intestinal não recebe sangue e oxigênio, sofrendo com a isquémia e necrosando.

A parte afetada se rompe e ocorre a perfuração do intestino, liberando seu conteúdo diretamente na cavidade abdominal, que não está preparada para se defender. Como resultado o paciente pode morrer de infecção generalizada (septicemia).

Destaques

Obesidade

Na prática, a obesidade é avaliada em termos absolutos pelo IMC (índice de massa corporal).

Obesidade

O excesso de peso predispõe o organismo a uma série de doenças, reconheça as causas, conseqüências e tratamento da Obesidade. Apesar de se tratar de uma condição clínica individual, é vista, cada vez mais, como um sério e crescente problema de saúde pública.

Obesidade mórbida

Obesidade não é um problema moral ou de falta de vontade, mas sim um sério problema médico.

>Obesidade mórbida

Obesidade mórbida é definida, como o nome indica, como sendo aquela que traz consigo as doenças, ou o alto risco de adquiri-las, associadas ao excesso de peso. A cirurgia, esta indicada àqueles obesos que preencherem certos critérios.

Cirurgia bariátrica

Também conhecida como cirurgia da obesidade, ou, popularmente, redução de estômago.

Cirurgia bariátrica

Método conhecido popularmente como "redução de estômago", "cirurgia da obesidade", "cirurgia para emagrecer". É uma cirurgia realizada em pessoas com o peso muito acima do ideal, os chamados obesos mórbidos.

Tipos de cirurgia bariátrica

São aprovadas no Brasil quatro modalidades diferentes de cirurgia bariátrica.

Tipos de cirurgia bariátrica

Existem três procedimentos básicos da cirurgia bariátrica, que podem ser feitos por minilaparotomia (abordagem aberta), ou por videolaparoscopia (menos invasiva, mais confortável ao paciente, com duração em torno de 40 minutos.)