cirurgiabariatrica.blog.br

(41) Telefone-1

(41) Telefone-2

Agende sua consulta!

Artigos de Gastroenterologia

Obesidade Mórbida

Obesidade mórbida é definida, como o nome indica, como sendo aquela que traz consigo as doenças, ou o alto risco de adquiri-las, associadas ao excesso de peso. A obesidade é, atualmente, um dos maiores problemas de saúde pública no mundo ocidental, atingindo cerca de um terço da população e com aumento progressivo de incidência sendo por isso chamada de a "epidemia" do terceiro milênio.

Estatísticas

No Brasil, cerca de 15% dos adultos são obesos.A obesidade não é um problema moral ou de falta de vontade, mas sim um sério problema médico, geralmente mal tratado e com muitas causas, envolvendo componentes genéticos, metabólicos, hormonais, comportamentais, culturais, psicológicos e sociais.

Tratamento

O tratamento conservador da obesidade, através de mudanças no hábito alimentar, comportamental, exercícios físicos e medicamentos tem o seu lugar, porém, são ineficazes quando se trata de obesidade mórbida - Índice de Massa Corporal maior que 40 -. Vários estudos demonstram que, mesmo com emprego de novos medicamentos emagrecedores como a sibutramina, a cada 100 pacientes tratados apenas 34 conseguem perda ponderal de 10% ao final de 12 meses, perda esta que é muito pequena considerando-se o obeso mórbido.

Além destes maus resultados na perda ponderal, o tratamento conservador falha na manutenção desta perda com o passar do tempo, sendo que a quase totalidade dos pacientes recupera o peso perdido e, muitas vezes, ultrapassam-no após 5 anos de acompanhamento.Desta forma, no consenso mundial sobre tratamento da obesidade, organizado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, em 1991, ficou estabelecido que o único tratamento eficaz na perda e manutenção ponderal do obeso mórbido é o tratamento cirúrgico.

Riscos à saúde

Dentre as várias doenças associadas à obesidade, as mais freqüentes são: Hipertensão arterial, diabetes, doenças nas articulações - principalmente coluna baixa e membros inferiores -, insuficiência respiratória, apnéia do sono, varizes e trombose nas veias das pernas, doenças coronarianas, derrame cerebral, perda de urina - em mulheres, impotência, infertilidade e vários tipos de cânceres (mama, útero, intestino).

Destaques

Obesidade

Na prática, a obesidade é avaliada em termos absolutos pelo IMC (índice de massa corporal).

Obesidade

O excesso de peso predispõe o organismo a uma série de doenças, reconheça as causas, conseqüências e tratamento da Obesidade. Apesar de se tratar de uma condição clínica individual, é vista, cada vez mais, como um sério e crescente problema de saúde pública.

Obesidade mórbida

Obesidade não é um problema moral ou de falta de vontade, mas sim um sério problema médico.

>Obesidade mórbida

Obesidade mórbida é definida, como o nome indica, como sendo aquela que traz consigo as doenças, ou o alto risco de adquiri-las, associadas ao excesso de peso. A cirurgia, esta indicada àqueles obesos que preencherem certos critérios.

Cirurgia bariátrica

Também conhecida como cirurgia da obesidade, ou, popularmente, redução de estômago.

Cirurgia bariátrica

Método conhecido popularmente como "redução de estômago", "cirurgia da obesidade", "cirurgia para emagrecer". É uma cirurgia realizada em pessoas com o peso muito acima do ideal, os chamados obesos mórbidos.

Tipos de cirurgia bariátrica

São aprovadas no Brasil quatro modalidades diferentes de cirurgia bariátrica.

Tipos de cirurgia bariátrica

Existem três procedimentos básicos da cirurgia bariátrica, que podem ser feitos por minilaparotomia (abordagem aberta), ou por videolaparoscopia (menos invasiva, mais confortável ao paciente, com duração em torno de 40 minutos.)