cirurgiabariatrica.blog.br

(41) Telefone-1

(41) Telefone-2

Agende sua consulta!

Artigos de Gastroenterologia

Síndrome do intestino irritável, sintomas, diagnóstico e tratamento.

A síndrome do intestino irritável (ou síndrome do cólon irritável) ou doença intestinal funcional, abreviado em português como SCI, SII ou SIR e, em inglês, como IBS (irritable bowel syndrome) é uma doença funcional, ou seja, não há lesão orgânica presente no intestino, mas causa grande desconforto nas pessoas que a apresentam.

Sintomas

A SCI apresenta o início dos sintomas mais comumente na juventude e é caracterizada por dor abdominal com cólica, distensão abdominal por gases, obstipação ("intestino preso"), constipação severa, obstrução intestinal ou diarréia. O fator emocional é extremamente relevante nesta doença, já que é ele quem desencadeia os sintomas. Desta forma, o ponto inicial do tratamento da síndrome do cólon irritável é a mudança de estilo de vida, o que levaria a uma diminuição do estresse e da ansiedade. Nesse sentido, considera-se a conexão da síndrome do cólon irritável com desequilíbrios da serotonina no organismo, motivados por diversos fatores.

A importância do neurotransmissor serotonina é considerada como relevante na regulação dos movimentos peristálticos no intestino. Como não existem lesões responsáveis pelo aparecimento da síndrome, o diagnóstico é feito clinicamente, com base na interpretação dos sintomas relatados ao médico, que diante de exames complementares exclui a possibilidade de patologias mais graves.

Diagnóstico

De um modo geral o diagnóstico diferencial da síndrome do intestino irritável deve excluir:

Apendicite, colecistite e litíase renal com sintomas de dor abdominal e/ou lombar.

Diverticulite com sintomas de dor abdominal (cólica).

Deficiência de lactase com sintomas de diarréia e distensão abdominal.

Doença celíaca com sintomas de esteatorréia e/ou distensão abdominal.

Retocolite ulcerativa com sintomas de diarréia com muco e sangue e dor (cólica).

Doença de Crohn com sintomas de diarréia ou esteatorréia e dor.

Estrongiloidíase, giardíase com sintomas de diarréia.

Amebíase com sintomas de diarréia com muco e sangue, dor abdominal.

Destaques

Obesidade

Na prática, a obesidade é avaliada em termos absolutos pelo IMC (índice de massa corporal).

Obesidade

O excesso de peso predispõe o organismo a uma série de doenças, reconheça as causas, conseqüências e tratamento da Obesidade. Apesar de se tratar de uma condição clínica individual, é vista, cada vez mais, como um sério e crescente problema de saúde pública.

Obesidade mórbida

Obesidade não é um problema moral ou de falta de vontade, mas sim um sério problema médico.

>Obesidade mórbida

Obesidade mórbida é definida, como o nome indica, como sendo aquela que traz consigo as doenças, ou o alto risco de adquiri-las, associadas ao excesso de peso. A cirurgia, esta indicada àqueles obesos que preencherem certos critérios.

Cirurgia bariátrica

Também conhecida como cirurgia da obesidade, ou, popularmente, redução de estômago.

Cirurgia bariátrica

Método conhecido popularmente como "redução de estômago", "cirurgia da obesidade", "cirurgia para emagrecer". É uma cirurgia realizada em pessoas com o peso muito acima do ideal, os chamados obesos mórbidos.

Tipos de cirurgia bariátrica

São aprovadas no Brasil quatro modalidades diferentes de cirurgia bariátrica.

Tipos de cirurgia bariátrica

Existem três procedimentos básicos da cirurgia bariátrica, que podem ser feitos por minilaparotomia (abordagem aberta), ou por videolaparoscopia (menos invasiva, mais confortável ao paciente, com duração em torno de 40 minutos.)