cirurgiabariatrica.blog.br

(41) Telefone-1

(41) Telefone-2

Agende sua consulta!

Cirurgia bariátrica

Balão intragástrico - Trata-se de um procedimento não cirúrgico, realizado por endoscopia.

Consiste na colocação de uma prótese de silicone no estômago por endoscopia

O balão intragástrico é um recurso clínico de tratamento da obesidade que consiste na colocação de uma prótese de silicone no estômago por endoscopia digestiva alta em regime ambulatorial com o paciente sedado e supervisionado por um médico anestesiologista.

O balão é preenchido por uma solução de soro fisiológico e azul de metileno com volumes entre 400 e 700 ml até adquirir formato esférico, ocupando grande parte do estômago. Promove diminuição do apetite e saciedade precoce pela presença mecânica do balão no estômago. Ele pode permanecer por até 6 meses no estômago. A urina deve sempre ser monitorada. Caso esteja azulada ou esverdeada, o médico precisa ser avisado imediatamente.

O balão intragástrico é indicado para pacientes com IMC igual ou superior a 27 kg/m² e inferior 35 kg/m²; com IMC superior a 35 kg/m² e que não querem ou que apresentam contraindicações para o tratamento cirúrgico; preparo pré-operatório em pacientes superobesos (IMC > 50 kg/m²) com objetivo de redução do peso e melhora das condições clínicas; e pacientes que não aceitam ou não suportam outras formas de tratamento clínico.

A colocação do balão é contraindicada em pacientes submetidos a ressecções gástricas ou fundoplicatura prévias, dependentes de álcool ou drogas, que fazem uso crônico de anticoagulantes, gestantes, cirróticos descompensados, presença de varizes esofagogástricas, graus avançados de esofagite e esôfago de Barrett. Essas situações devem ser discutidas com o médico endoscopista ou cirurgião bariátrico previamente.

É indispensável, para esses pacientes, acompanhamento psicológico ou psiquiátrico, nutricional e retornos frequentes para que a perda de peso seja mais efetiva e duradoura. A atividade física além de auxiliar na perda de peso, é a principal arma contra o reganho de peso após a retirada do balão.

Destaques

Cirurgia bariátrica por videolaparoscopia

A videolaparoscopia é uma cirurgia moderna, menos invasiva e de curta duração.

Cirurgia bariátrica por videolaparoscopia

A cirurgia bariátrica, pode ser realizada por videolaparoscopia, uma técnica minimamente invasiva, a cirurgia dura em torno de 40 minutos. Através da videolaparoscopia, podem ser realizados os seguintes procedimentos: Bypass Gástrico sem banda e/ou Sleeve...

Cirurgia bariátrica Bypass gástrico

A gastroplastia bypass é a cirurgia bariátrica mais realizada no mundo.

>Cirurgia bariátrica Bypass

O "Bypass Gástrico" é a "Cirurgia Bariatrica" mais freqüentemente realizada no mundo. A cirurgia bariátrica bypass também é conhecida como cirurgia de "Fobi-Capella", quando realizada por laparotomia (cirurgia aberta) e Wittgrove quando realizada por videolaparoscopia...

Cirurgia bariátrica Sleeve

A gastroplastia sleeve propicia bom resultado estético.

Cirurgia bariátrica Sleeve

Consiste em uma técnica que transforma o estômago em um tubo controlando o apetite do paciente, essa cirurgia é realizada por videolaparoscopia mantendo um bom resultado estético. Este procedimento também pode ser realizado por minilaparotomia (cirurgia aberta)...

Cirurgia bariátrica Duodenal switch

A gastroplastia duodenal switch é considerada como uma evolução das cirurgias bariátrica.

Cirurgia bariátrica Duodenal switch

A anatomia e a fisiologia do estômago são preservadas, propiciando melhor absorção de nutrientes. A perda de peso é consistente e duradoura. Estudos recentes comprovam que a qualidade de vida dos pacientes submetidos a este tipo de procedimento é mais satisfatória a longo prazo.