cirurgiabariatrica.blog.br

(41) Telefone-1

(41) Telefone-2

Agende sua consulta!

Cirurgia bariátrica

Banda gástrica ajustável

Criada em 1984 e trazida ao Brasil em 1996, a banda gástrica ajustável representa hoje menos de 1% dos procedimentos realizados no País.

A banda gástrica ajustável é um procedimento cirúrgico restritivo puro, no qual uma banda é colocada em volta da parte superior do estômago. Essa banda divide o estômago em duas partes, uma pequena e outra maior. A maioria dos pacientes se sente "cheio" mais rapidamente, pois a banda restringe a entrada do alimento. A digestão de alimento ocorre através do processo digestivo normal.

O diâmetro interno da banda pode ser regulado no pós-operatório por injeção de líquido no reservatório situado no subcutâneo, de fácil acesso.

Apesar de não promover mudanças na produção de hormônios como a cirurgia bariátrica bypass, essa técnica é bastante segura e eficaz na redução de peso (50% a 60% do excesso de peso inicial), o que também ajuda no tratamento de todas as doenças.

Vantagens: Método reversível, pouco agressivo, permite ajustes individualizados no diâmetro da prótese. Sua retirada possibilita realizar outros procedimentos bariátricos, mínimas repercussões nutricionais. Não há secção e sutura do estômago. Baixa morbimortalidade operatória e retorno precoce às atividades habituais.

Desvantagens: Perda de peso que pode ser insuficiente a longo prazo; exige estrita cooperação do paciente em seguir as orientações dietoterápicas; riscos inerentes ao uso permanente de corpo estranho; inadequada para alguns pacientes, comedores de doce, portadores de esofagite de refluxo e hérnia hiatal volumosa; possibilidade de ocorrência de complicações a longo prazo, como migração intragástrica da banda, deslizamento da banda e complicações com o reservatório.

Destaques

Cirurgia bariátrica por videolaparoscopia

A videolaparoscopia é uma cirurgia moderna, menos invasiva e de curta duração.

Cirurgia bariátrica por videolaparoscopia

A cirurgia bariátrica, pode ser realizada por videolaparoscopia, uma técnica minimamente invasiva, a cirurgia dura em torno de 40 minutos. Através da videolaparoscopia, podem ser realizados os seguintes procedimentos: Bypass Gástrico sem banda e/ou Sleeve...

Cirurgia bariátrica Bypass gástrico

A gastroplastia bypass é a cirurgia bariátrica mais realizada no mundo.

>Cirurgia bariátrica Bypass

O "Bypass Gástrico" é a "Cirurgia Bariatrica" mais freqüentemente realizada no mundo. A cirurgia bariátrica bypass também é conhecida como cirurgia de "Fobi-Capella", quando realizada por laparotomia (cirurgia aberta) e Wittgrove quando realizada por videolaparoscopia...

Cirurgia bariátrica Sleeve

A gastroplastia sleeve propicia bom resultado estético.

Cirurgia bariátrica Sleeve

Consiste em uma técnica que transforma o estômago em um tubo controlando o apetite do paciente, essa cirurgia é realizada por videolaparoscopia mantendo um bom resultado estético. Este procedimento também pode ser realizado por minilaparotomia (cirurgia aberta)...

Cirurgia bariátrica Duodenal switch

A gastroplastia duodenal switch é considerada como uma evolução das cirurgias bariátrica.

Cirurgia bariátrica Duodenal switch

A anatomia e a fisiologia do estômago são preservadas, propiciando melhor absorção de nutrientes. A perda de peso é consistente e duradoura. Estudos recentes comprovam que a qualidade de vida dos pacientes submetidos a este tipo de procedimento é mais satisfatória a longo prazo.