cirurgiabariatrica.blog.br

(41) Telefone-1

(41) Telefone-2

Agende sua consulta!

Cirurgia bariátrica

Cirurgia bariátrica Bypass - Fobi Capella e Wittgrove

Cirurgia bariátrica mais frequentemente realizada no mundo

O Bypass Gástrico é a cirurgia bariátrica mais freqüentemente realizada, corresponde a 75% das cirurgias bariátricas realizadas no mundo, é estudada desde a década de 60. Os paciêntes submetidos a cirurgia bariátrica bypass, perdem 40% à 45% do peso inicial.

A cirurgia bariátrica por bypass, também é conhecida como cirurgia de "Fobi-Capella", Bypass Gástrico com banda (geralmente quando realizada por laparotomia - Aberta) e Wittgrove: Bypass Gástrico sem banda (geralmente quando realizada por videolaparoscopia).

Vantagens: Perda de peso adequada e duradoura, com baixo índice de insucesso. Tratam também a doença do refluxo. Apresentam taxas aceitáveis de complicações a longo prazo. São potencialmente reversíveis, embora com dificuldade técnica.

Apresentam bons resultados em termos de melhoria da qualidade de vida e doenças associadas, a cirurgia bariátrica por bypass também apresenta efeitos metabólicos independentes da perda de peso. Ocorrem modificações funcionais e hormonais do tubo digestivo, com efeitos benéficos adicionais sobre o controle ou reversão das comorbidezes metabólicas, em especial sobre o diabetes tipo 2.

Desvantagens: Tecnicamente complexas; acesso limitado ao estômago excluído e ao duodeno para métodos radiológicos e endoscópicos.

A cirurgia bariátrica bypass é uma cirurgia desafiadora do ponto de vista técnico, necessitando de uma longa curva de aprendizado. É, sem dúvida, a cirurgia bariátrica que está se tornando a opção preferida para o tratamento da obesidade mórbida no Brasil e no mundo.

A cirurgia bariátrica bypass pode ser realizada por videolaparoscopia (cirurgia bariátrica por video, mantendo um bom resultado estético), também podendo ser realizada por minilaparotomia (aberta).

Obs: Bypass é uma palavra inglesa que significa desvio, e é exatamente isto que é feito nesta cirurgia, um desvio de uma grande parte do estômago e uma pequena parte do intestino delgado.

Uma curiosidade: A costura (grampeamento) do intestino que foi desviado, fica com formato parecido com a letra Y, daí a origem do nome (Y de Roux), Roux é o sobrenome do cirurgião que criou a técnica.

Destaques

Cirurgia bariátrica por videolaparoscopia

A videolaparoscopia é uma cirurgia moderna, menos invasiva e de curta duração.

Cirurgia bariátrica por videolaparoscopia

A cirurgia bariátrica, pode ser realizada por videolaparoscopia, uma técnica minimamente invasiva, a cirurgia dura em torno de 40 minutos. Através da videolaparoscopia, podem ser realizados os seguintes procedimentos: Bypass Gástrico sem banda e/ou Sleeve...

Cirurgia bariátrica Bypass gástrico

A gastroplastia bypass é a cirurgia bariátrica mais realizada no mundo.

Cirurgia bariátrica Bypass

O "Bypass Gástrico" é a "Cirurgia Bariatrica" mais freqüentemente realizada no mundo. A cirurgia bariátrica bypass também é conhecida como cirurgia de "Fobi-Capella", quando realizada por laparotomia (cirurgia aberta) e Wittgrove quando realizada por videolaparoscopia...

Cirurgia bariátrica Sleeve

A gastroplastia sleeve propicia bom resultado estético.

Cirurgia bariátrica Sleeve

Consiste em uma técnica que transforma o estômago em um tubo controlando o apetite do paciente, essa cirurgia é realizada por videolaparoscopia mantendo um bom resultado estético. Este procedimento também pode ser realizado por minilaparotomia (cirurgia aberta)...

Cirurgia bariátrica Duodenal switch

A gastroplastia duodenal switch é considerada como uma evolução das cirurgias bariátrica.

Cirurgia bariátrica Duodenal switch

A anatomia e a fisiologia do estômago são preservadas, propiciando melhor absorção de nutrientes. A perda de peso é consistente e duradoura. Estudos recentes comprovam que a qualidade de vida dos pacientes submetidos a este tipo de procedimento é mais satisfatória a longo prazo.