cirurgiabariatrica.blog.br

(41) Telefone-1

(41) Telefone-2

Agende sua consulta!

Cirurgia bariátrica

Cirurgia bariátrica por video (videolaparoscopia)

A cirurgia bariátrica por videolaparoscopia, é uma cirurgia moderna, menos invasiva e de curta duração.

Atualmente, com a evolução da tecnologia, a cirurgia bariátrica pode ser realizada por videolaparoscopia, uma técnica cirúrgica moderna, sendo menos invasiva e mais confortável ao paciente.

O método de gastroplastia por video, utiliza aparelhos contendo na extremidade que é introduzida no corpo, uma minicâmera que transmite imagens em alta resolução para monitores de vídeo. Este procedimento é chamado, então, videolaparoscopia. Utilizada anteriormente, na maior parte das vezes, somente para fazer diagnósticos, a videolaparoscopia atual permite praticar intervenções cirúrgicas bariátricas antes só possíveis a céu aberto (cirurgia aberta - minilaparotomia).

A cirurgia bariátrica por videolaparoscopia reduz a morbidade operatória. Comparada à laparotomia (aberta), essa via é significativamente menos invasiva, podendo portanto, reduzir a morbidade e tempo de recuperação pós-operatória.

A resposta metabólica ao trauma cirúrgico, que está relacionada à magnitude da lesão tecidual, tem sido bastante estudada, sendo menos intensa durante procedimentos videolaparoscópicos. O mesmo tem sido mostrado em relação à função imunológica, estando menos debilitada após a videolaparoscopia

A função pulmonar também é mais bem preservada e o íleo pós-operatório é menos comum, levando a menores taxas de complicações pós-operatórias e menor tempo de internação. A videolaparoscopia tem reduzido drasticamente complicações relacionadas à incisão, como hematomas, seromas, infecção, deiscências e hérnias.

Pacientes obesos mórbidos, que usualmente já têm um número maior de doenças associadas, possuem um risco maior para complicações peri-operatórias e mortalidade que pacientes não obesos. Apesar dos bons resultados dos procedimentos bariátricos abertos, as vantagens documentadas da cirurgia bariátrica por videolaparoscopia em pacientes não obesos devem ser até maiores em pacientes obesos mórbidos que possuem um risco mais elevado para morbidade cardio-pulmonar, infecciosa e relacionado à incisão.

Menos tempo de cirurgia: A cirurgia bariátrica por videolaparoscopia dura, em média, pouco tempo, algo entre 40 minutos e 1 hora e 30 minutos.

Menos invasiva: O cirurgião realiza de quatro a sete pequenas incisões de 0,5 a 1,2 centímetros. É necessário insuflar a cavidade abdominal com gás carbônico, a fim de criar espaço suficiente para que o cirurgião possa trabalhar com o auxílio de uma videocâmera, cânulas, sonda, bisturi elétrico, grampeadores especiais e outros instrumentos de acesso

Menos tempo de recuperação: No pós-operatório, os benefícios são maiores: dor mínima por um dia ou quase inexistente (medida principalmente pela quantidade de analgésicos consumida pelo paciente), alta hospitalar precoce (36 horas) e retorno mais rápido às atividades laborais (7 a 10 dias)

Menos riscos: A videolaparoscopia ainda oferece menos risco de infecções. Após o primeiro ano de cirurgia, a incidência de hérnia nos minicortes ocorre em apenas 2% a 3% dos pacientes.

Destaques

Cirurgia bariátrica por videolaparoscopia

A videolaparoscopia é uma cirurgia moderna, menos invasiva e de curta duração.

Cirurgia bariátrica por videolaparoscopia

A cirurgia bariátrica, pode ser realizada por videolaparoscopia, uma técnica minimamente invasiva, a cirurgia dura em torno de 40 minutos. Através da videolaparoscopia, podem ser realizados os seguintes procedimentos: Bypass Gástrico sem banda e/ou Sleeve...

Cirurgia bariátrica Bypass gástrico

A gastroplastia bypass é a cirurgia bariátrica mais realizada no mundo.

>Cirurgia bariátrica Bypass

O "Bypass Gástrico" é a "Cirurgia Bariatrica" mais freqüentemente realizada no mundo. A cirurgia bariátrica bypass também é conhecida como cirurgia de "Fobi-Capella", quando realizada por laparotomia (cirurgia aberta) e Wittgrove quando realizada por videolaparoscopia...

Cirurgia bariátrica Sleeve

A gastroplastia sleeve propicia bom resultado estético.

Cirurgia bariátrica Sleeve

Consiste em uma técnica que transforma o estômago em um tubo controlando o apetite do paciente, essa cirurgia é realizada por videolaparoscopia mantendo um bom resultado estético. Este procedimento também pode ser realizado por minilaparotomia (cirurgia aberta)...

Cirurgia bariátrica Duodenal switch

A gastroplastia duodenal switch é considerada como uma evolução das cirurgias bariátrica.

Cirurgia bariátrica Duodenal switch

A anatomia e a fisiologia do estômago são preservadas, propiciando melhor absorção de nutrientes. A perda de peso é consistente e duradoura. Estudos recentes comprovam que a qualidade de vida dos pacientes submetidos a este tipo de procedimento é mais satisfatória a longo prazo.