cirurgiabariatrica.blog.br

(41) Telefone-1

(41) Telefone-2

Agende sua consulta!

Cirurgia bariátrica

Tipos de Cirurgia bariátrica

São aprovadas no Brasil quatro modalidades diferentes de cirurgia bariátrica e metabólica (além do balão intragástrico, que não é considerado cirúrgico).

1. Totalmente Restritivos:

São técnicas que limitam o volume de alimento sólido ingerido pelos pacientes. Esta técnica depende da colaboração do paciente no pós-operatório, pois alimentos líquidos podem continuar a ser ingeridos quase no mesmo volume que eram antes da cirurgia e se forem muito calóricos irão atrapalhar a perda de peso.

Sleeve

Consiste em uma técnica que transforma o estômago em um tubo controlando o apetite do paciente. Essa cirurgia pode ser realizada por videolaparoscopia (mantendo um bom resultado estético), também podendo ser realizada por minilaparotomia (aberta).

Banda gástrica ajustável

Este é um procedimento cirúrgico restritivo puro, no qual uma banda é colocada em volta da parte superior do estômago. Essa banda divide o estômago em duas partes, uma pequena e outra maior. A maioria dos pacientes se sente "cheio" mais rapidamente, pois a banda restringe a entrada do alimento. A digestão de alimento ocorre através do processo digestivo normal.

2. Mistos e Predominantemente restritivos:

Ocasionam desvios gástricos como o Bypass Gástrico com e sem anel.

Bypass gástrico

O Bypass Gástrico é a cirurgia bariátrica mais freqüentemente realizada no mundo. Essa cirurgia também é conhecida como cirurgia de 'Fobi-Capella', bypass gástrico com banda (geralmente quando realizada por laparotomia - Aberta) e wittgrove: bypass gástrico sem banda (geralmente quando realizada por videolaparoscopia).

Apresentam bons resultados em termos de melhoria da qualidade de vida e doenças associadas.

3. Mistos e Predominantemente disabsortivos:

São derivações bileopancreáticas.

Duodenal switch

Na cirurgia bariátrica duodenal switch, ou derivação bilio-pancreática, é realizada uma ressecção longitudinal do estômago, preservando a sua anatomia e fisiologia básicas. Uma pequena porção do duodeno (primeira porção do intestino delgado) também é preservada, contribuindo para melhor absorção de nutrientes como proteínas, cálcio, ferro e vitamina B12. O que não acontece nas outras cirurgias para perda de peso.

Destaques

Cirurgia bariátrica por videolaparoscopia

A videolaparoscopia é uma cirurgia moderna, menos invasiva e de curta duração.

Cirurgia bariátrica por videolaparoscopia

A cirurgia bariátrica, pode ser realizada por videolaparoscopia, uma técnica minimamente invasiva, a cirurgia dura em torno de 40 minutos. Através da videolaparoscopia, podem ser realizados os seguintes procedimentos: Bypass Gástrico sem banda e/ou Sleeve...

Cirurgia bariátrica Bypass gástrico

A gastroplastia bypass é a cirurgia bariátrica mais realizada no mundo.

>Cirurgia bariátrica Bypass

O "Bypass Gástrico" é a "Cirurgia Bariatrica" mais freqüentemente realizada no mundo. A cirurgia bariátrica bypass também é conhecida como cirurgia de "Fobi-Capella", quando realizada por laparotomia (cirurgia aberta) e Wittgrove quando realizada por videolaparoscopia...

Cirurgia bariátrica Sleeve

A gastroplastia sleeve propicia bom resultado estético.

Cirurgia bariátrica Sleeve

Consiste em uma técnica que transforma o estômago em um tubo controlando o apetite do paciente, essa cirurgia é realizada por videolaparoscopia mantendo um bom resultado estético. Este procedimento também pode ser realizado por minilaparotomia (cirurgia aberta)...

Cirurgia bariátrica Duodenal switch

A gastroplastia duodenal switch é considerada como uma evolução das cirurgias bariátrica.

Cirurgia bariátrica Duodenal switch

A anatomia e a fisiologia do estômago são preservadas, propiciando melhor absorção de nutrientes. A perda de peso é consistente e duradoura. Estudos recentes comprovam que a qualidade de vida dos pacientes submetidos a este tipo de procedimento é mais satisfatória a longo prazo.